Como conservar e aumentar a vida útil dos radiocomunicadores?
Os radiocomunicadores são uma tecnologia que traz eficiência na comunicação da equipe e oferecem distintas funcionalidades para trazer maior segurança e praticidade aos usuários.
Para continuar a oferecer essa eficiência, é importante que determinados cuidados sejam tomados para aumentar a vida útil desses aparelhos.
Afinal, embora eles sejam produzidos com materiais e recursos resistentes, quando recebem cuidados especiais, há menos chances de falhas, danificações e problemas com o aparelho. Ninguém gostaria de ficar sem comunicação no meio de uma operação importante, afastada ou de risco, não é mesmo?
Por isso, confira como você pode conservar os radiocomunicadores para garantir que continuem funcionando corretamente e para aumentar sua vida útil.
Cuidados no uso diário
Os cuidados diários com os radiocomunicadores, principalmente em seu manuseio, é o primeiro passo para prolongar sua vida útil.
Embora muitos sejam projetados para ser resistentes, como os rádios à prova de água e à prova de poeira, é fato que, quando tratamos os aparelhos com cuidado, mais tempo eles durarão.
Por isso, evite jogar seu rádio intencionalmente, deixá-lo em locais que podem danificá-lo ou expô-lo a solventes ou produtos químicos agressivos. Segure-o sempre pelo corpo e nunca pela antena, pois além de danificar, isso afetará o sinal do rádio e a qualidade da transmissão.
Caso utilize acessórios, como fone de ouvido, antena, cabos de conexão ou alto falantes, opte por aqueles feitos especificamente para a marca, pois acessórios incompatíveis podem causar danos e problemas de funcionalidade.
Cuidados com a bateria
A maneira como você armazena e manuseia a bateria influencia no tempo em que ela permanecerá carregada e na sua vida útil.
Por isso, apesar dela durar mais do que a de outros equipamentos eletrônicos, os cuidados são necessários para não comprometer sua qualidade e durabilidade.
Cuidar das baterias não é uma tarefa complicada ou que demanda grande tempo. Só é necessário se atentar a alguns cuidados na manipulação e armazenamento da peça:
Armazene a bateria longe de materiais infláveis;
Guarde-as em um ambiente ventilado e seco;
A condição ideal para seu armazenamento é com um nível de carga de 30% a 50%. Carregue-as ou descarregue-as até atingir, aproximadamente, 50%.
Evite que líquidos caiam sobre a bateria;
Se a bateria molhar, não seque com secador de cabelo, micro-ondas ou outro eletrodoméstico ou fonte de calor. Deixe-a secar naturalmente ou com a ajuda de um pano seco antes de colocá-la no rádio, especialmente se os contatos da bateria estiverem molhados.
Já com o carregamento da bateria, fique atento se:
a tensão do carregador e da tomada (110 ou 220 volts) em que ele será carregado;
os contatos da bateria e do carregador não estão oxidados ou danificados;
o rádio está desligado. O contrário pode causar danos à bateria e ao próprio equipamento;
a bateria está 100% carregada. Evite retirar o radiocomunicador da tomada antes de completar a carga ou deixá-la no carregador mesmo com a carga completa;
o carregador está partido ou danificado de alguma forma. Se estiver, não ligue-o na tomada, pois há risco de incêndio, choque elétrico ou acidentes.
É fundamental que você use apenas baterias e carregadores originais e compatíveis com seu radiocomunicador, pois o uso de peças incompatíveis pode danificar seu dispositivo ou até mesmo comprometer a segurança dos usuários.
Faça a limpeza periodicamente
Realizar a higienização dos radiocomunicadores garante que eles continuem funcionando plenamente, evitando que eventuais poeira e detritos danifiquem os circuitos e garantindo a segurança dos usuários.
Para limpeza geral dos radiocomunicadores:
Aplique uma solução de água e detergente 0,5% com um pano, certificando que nenhuma solução permaneça próximo de conectores, rachaduras ou fissuras;
Utilize uma escova de cerdas curtas, rígidas e não metálicas para limpar a poeira solta do dispositivo;
Use uma flanela, um pano macio, absorvente e sem fiapos ou um lenço de papel descartável para remover a solução e secar o dispositivo;
Limpe as entradas de áudio com um cotonete seco, tomando cuidado para não deixar resquícios de algodão dentro das entradas;
Para desinfetar, aplique álcool isopropílico 70% em um pano e utilize-o para limpar o aparelho;
Se o aparelho contar com uma capa protetora de silicone ou plástico, você pode colocá-lo em um litro de água, misturado com vinagre de álcool e bicarbonato de sódio, e manter por, ao menos, 30 minutos. Ou lavar as capinhas com água morna e sabão.
Caso prefira, você pode limpar seus radiocomunicadores com lenços umedecidos, que higienizam os aparelhos com maior praticidade e sem danificá-los.
Lembre-se de não borrifar produtos de limpeza industriais diretamente no rádio, nem usar produtos químicos agressivos que possam danificá-lo.
Armazene os radiocomunicadores em local adequado
Após um dia de trabalho ou de uso dos aparelhos, armazene-os em locais adequados, ou seja, dentro de caixas próprias, em um local fresco e seco – de preferência em temperatura ambiente.
Evite armazená-los sob luz solar direta ou em áreas muito quentes, frias ou úmidas.
Certifique-se também de que eles estejam desligados e com as baterias removidas.
Com esses cuidados diários, você poderá usufruir de todos os recursos oferecidos pelos radiocomunicadores por mais tempo, garantindo a segurança e eficiência na comunicação.
No entanto, se houver algum problema, a MOC Tecnologia está aqui para lhe ajudar a resolver! Realizamos a manutenção de radiocomunicadores e temos aparelhos de diversos modelos para que sua equipe continue conectada.
VER MAIS