Samsung compra startup espanhola para se preparar para as redes 5G

Samsung compra startup espanhola para se preparar para as redes 5G

Samsung anunciou nesta quarta-feira (17) a compra da Zhilabs, uma startup de análises de rede localizada em Barcelona, na Espanha. Ainda que a sul-coreana não tenha divulgado o valor investido, ela foi bem clara em seu objetivo com o negócio: preparar-se para a era das redes 5G.

A Samsung explicou que a Zhilabs é uma empresa especializada em IA aplicada a redes e dados analíticos de serviços de internet, um conhecimento fundamental para a introdução de serviços 5G, principalmente soluções de IoT em escala industrial e carros conectados.

Entre os clientes da Zhilabs estão gigantes como a Vodafone e a Telefonica, que dependem da empresa para fornecer análises em tempo real de desempenho nas redes das marcas.

 

Ainda que a empresa tenha sido comprada pela Samsung, ela continuará a operar de modo independente e com gerenciamento próprio. Mesmo assim, a asiática tem planos de desenvolver em conjunto novas tecnologias que serão usadas nas redes 5G.

Em comunicado oficial, o CEO da Zhilabs, Joan Raventos, explicou que a tecnologia 5G será um novo paradigma para o setor de comunicação, mas isso desde que as operadoras consigam estar sempre analisando e melhorando suas redes.

Enquanto isso, a Samsung continua investindo no crescimento de redes 5G comerciais. Exemplo disso é que a corporação está conduzindo teste de um roteador 5G em parceria com a conterrânea SK Telecom. A previsão é que o equipamento seja lançado oficialmente ainda neste ano.