Tecnologia da Telemetria: o que é?

Tecnologia da Telemetria: o que é?

Sabemos que quanto mais informações, melhor o planejamento e, assim, a economia é muito maior, não é? E nada mais eficaz que a telemetria para captar informações importantes. Por isso, vamos te explicar o que ela é. Vem conferir!


A tecnologia da telemetria está cada vez mais em alta, e não é para menos. Ela fornece milhares de informações a fim de melhorar o desempenho do que está sendo coletado as informações. Vamos entender melhor como funciona na prática? 

O que é a telemetria?

Vamos começar explicando a definição da palavra. Telemetria é a “arte de medir coisas”. Ela pode ser usada na agricultura, em indústrias, em automóveis e até em coisas mais simples como na sua geladeira. Mas como isso se aplica aos veículos?


Um automóvel é capaz de gerar aproximadamente 25 GB de informação por hora. Informações como: velocidade, quantidade de paradas, localização, temperatura do motor, entre outras. A telemetria reúne essas informações em um único lugar. Assim, o gestor de frotas pode analisá-las para otimizar as operações.

 

Conheça os Rastreadores da MOC: eles enviam todas as informações de telemetria para você.


Como funciona a telemetria na prática:

 

Um equipamento é instalado nos carros para captar todas as informações. Normalmente não é preciso danificar nenhum fio do carro para a sua instalação.

 

Os dados são automaticamente enviados a um servidor. O gestor pode acessar os dados armazenados por um computador ou celular a fim de gerenciar essas informações.

 

É possível gerar relatórios com diversas informações, como por exemplo, quilômetros percorridos pela empresa no mês e até quantidade de paradas realizadas durante o percurso.

 

Quais automóveis podem utilizar a telemetria?

 

Todo veículo produz informações como velocidade, distância percorrida, localização, entre outras. Ou seja, a telemetria pode ser utilizada neles. Os veículos que mais utilizam a  telemetria são carros, caminhões e motos.

Quais os benefícios da telemetria veicular?

Os dados coletados com a telemetria, como informações sobre o veículo e seu condutor, melhora o trabalho de gerenciamento de frotas, pois com as informações coletadas é possível traçar melhores rotas, formas de melhorar o desempenho, evitar acidentes, entre outros.
Acesse nosso ebook sobre a Telemetria Veicular: o que é e como funciona e entenda como ela funciona e quais os benefícios para o seu veículo!

Ficou interessado em instalar um rastreador com telemetria em seu veículo? Entre em contato com nossa equipe e conheça nossos planos especiais para o seu gerenciamento de frotas!

Faça o Download do nosso e-Book sobre Telemetria Veicular agora mesmo!