COMO SURGIU A COMUNICAÇÃO VIA RÁDIO - FIQUE POR DENTRO DO PRIMEIRO RADIOCOMUNICADOR: O WALKIE-TALKIE

COMO SURGIU A COMUNICAÇÃO VIA RÁDIO - FIQUE POR DENTRO DO PRIMEIRO RADIOCOMUNICADOR: O WALKIE-TALKIE

Você sabe como surgiu a comunicação via rádio, conhecida também como radiocomunicação? Se você não sabe do que estou falando, calma que te ajudo!

Os radiocomunicadores são aqueles famosos “telefones” que os seguranças de shopping utilizam! É muito comum também seguranças de eventos como shows e desfiles utilizarem. Agora lembrou né?

O primeiro radiocomunicador foi lançado oficialmente pela Motorola em 1940, onde o engenheiro Henryk Magnuski foi um dos principais colaboradores. Mas temos um outro nome importante nessa história. O canadense Alfred J. Gross em 1938 já havia criado sua própria versão de radiocomunicador e patenteou o modelo.

 

>> Conheça os modelos de radiocomunicadores disponíveis para aluguel na MOC Tecnologia!


O diferencial da Motorola estava em seu sistema de radiocomunicação, sua frequência era em FM. Em 1940, a Motorola lançou o modelo da mochila, SCR-300. Ele foi usado pela tropa americana durante a Segunda Guerra Mundial. O walkie-talkie que pesava cerca de 15 quilos tinha o alcance de 4,8 km. Cerca de 50 mil unidades foram produzidas desse modelo para serem usados durante a guerra. Por conta do seu peso, o walkie-talkie era carregado nas costas. Enquanto uma pessoa ficava com ele nas costas, outra pessoa conversava, por isto este nome que se escrito como “Walk & Talk” traduzido para o português significa “Caminhar & Falar”.

 

exercicito-americano-na-guerra-com-radios-motorolas

 

Dois anos depois, em 1942, a Motorola produziu o primeiro “handie talkie”, que levou o nome de AM SCR-536. O modelo contava com uma inovação muito importante: pesava apenas 2,27 quilos. Não havia mais a necessidade de carregar nas costas. Por outro lado, o alcance foi reduzido. Alcançava apenas 1,6 km. Esse modelo também foi utilizado durante a guerra e foi produzido cerca de 130 mil unidades. Bastante coisa né?

 

motorola-verde-militar

 

Após a guerra, os radiocomunicadores foram implantados para a segurança pública e de trabalho. Com o sucesso da Motorola, a empresa começou a investir cada vez mais na área de rádio e comunicadores e ampliou cada vez mais seu mercado.

 

>>Você sabia que a MOC Tecnologia tem mais de 40 anos de estrada?

 


Ao longo dos anos foram desenvolvidos outros modelos mais avançados, que continham amplitude de frequência maior, mais capacidade de canais e também eram mais leves. A maioria manteve o design com a famosa antena – aquela que tinha nos primeiros celulares – pois ela era responsável por aumentar a aderência do aparelho à mão, dificultando a perda.

Os modelos foram se aprimorando com o tempo, até chegar nos dias atuais, em modelos como o Motorola DEP 550 e o Motorola DPG 8050. 

 

Quem imaginou que um walkie-talkie de 15 kg que precisava ser carregado em uma mochila e possuía um alcance menor que 5 km, iria passar por toda essa evolução 80 anos depois? Os modelos atuais pesam menos que 350 gramas e alcançam ilimitados km conforme seu sistema de repetição de dados! Além, é claro, de modelos mais tecnológicos como o Motorola DPG 8050 que possui até sistema de GPS integrado. É muita evolução tecnológica né? Com certeza um radiocomunicador de apenas 350 gramas teria feito muita diferença para o exército americano ao invés daquela mochila nada prática!

 

Muito legal saber como surgiu a comunicação via rádio e perceber o quanto a tecnologia vem evoluindo ao passar dos anos né? Como será que vai funcionar daqui 50 anos? Se prepare, pois no futuro voltaremos aqui para contar, pois a MOC já tem mais de 40 anos de história e vem participando desta evolução da comunicação!

 

Ah, e você também pode assinar nossa newsletter e ficar por dentro de conteúdos e promoções imperdíveis! Não da para perder né? Câmbio desligo!

 

Gostou do conteúdo? Então acompanhe nosso blog e fique de olho nas redes sociais da MOC Tecnologia!